Quando se trata de candidatar-se a um novo emprego, o seu currículo pode ser apenas o bilhete para obter esse pontapé inicial na porta e garantir uma entrevista – mas como você garante que seu currículo seja adicionado à pilha da entrevista em vez de ser jogado diretamente na lixeira?

Colocar um currículo bem sucedido é fácil, uma vez que você sabe como. É o caso de levar todas as suas habilidades e experiência e adaptá-las ao trabalho para o qual você está se candidatando.  Mas e se você não atender aos critérios certos? Bem, juntei as seguintes dicas para ajudá-lo a começar a criar um currículo bem-sucedido e garantir o seu primeiro (ou próximo) trabalho.

Obtenha o básico direito

Não existe uma maneira correta ou errada de escrever um currículo, mas existem algumas seções comuns que você deve incluir. Estas informações incluem: informações pessoais e de contato; Educação e Qualificações; histórico de trabalho e / ou experiência; habilidades relevantes para o trabalho em questão; interesses próprios, realizações ou passatempos; e algumas referências.

Apresentação é chave

Um currículo bem-sucedido é sempre cuidadosamente e claramente apresentado e impresso em papel branco limpo e nítido. O layout sempre deve ser limpo e bem estruturado e os currículos nunca devem ser amassados ​​ou dobrados, então use um envelope A4 para entregar.

Lembre-se sempre do ponto de acesso do currículo – a área do meio superior da primeira página é aonde o olho do recrutador irá naturalmente cair, então, certifique-se de incluir suas informações mais importantes lá.

Cuidado com as páginas

Um bom currículo é claro, conciso e torna todos os pontos necessários sem falar pelos cotovelos. Você não precisa de páginas e páginas de papel. Um currículo é uma garantia para um potencial empregador, é uma chance de assinalar as caixas certas. E se tudo estiver satisfeito, há uma chance melhor de uma entrevista de emprego. Além disso, os empregadores recebem dezenas de currículos o tempo todo, por isso é improvável que eles prefiram currículos com diversas folhas. A maioria fará um julgamento sobre um currículo dentro das seções, então fique no máximo em duas páginas de papel A4.

Compreenda a descrição do trabalho

As pistas estão no anúncio do trabalho, então leia os detalhes do início ao fim. Tome notas e crie pontos de bala, destacando tudo o que você pode satisfazer e todas as coisas que você não pode. Com as áreas em que está faltando, preencha os espaços em branco, adaptando as habilidades que você possui. Por exemplo, se o trabalho em questão requer alguém com experiência em vendas, não há nada que o impede de usar qualquer trabalho de varejo que você empreendeu – mesmo que fosse algo para ajudar a pagar as contas pela universidade. Isso irá demonstrar as habilidades que você possui e mostrar como elas são transferíveis.

Adapte o currículo ao papel

Quando você estabeleceu o que o trabalho implica e como você pode combinar cada requisito, crie um currículo especificamente para essa função. Lembre-se, não existe tal como um currículo genérico. Todo currículo que você envia para um funcionário em potencial deve ser adaptado a esse papel, então não seja preguiçoso e espere que um currículo geral funcione para todas as áreas.

Crie um currículo exclusivo para cada trabalho que você solicita. Você não precisa reescrever tudo, basta adaptar os detalhes para que eles sejam relevantes.

Aproveitando ao máximo as habilidades

Sob a seção de habilidades de seu currículo, não se esqueça de mencionar habilidades-chave que podem ajudá-lo a se destacar das outras pessoas. Estas habilidades poderiam incluir: habilidades de comunicação; habilidades de informáticas; trabalho em equipe; resolução de problemas ou até mesmo falar uma língua estrangeira. As habilidades podem sair dos lugares mais improváveis, então pense realmente sobre o que você fez para desenvolver suas próprias habilidades, mesmo que você leve exemplo de estar em uma equipe de esportes local ou se juntar a um grupo voluntário – é tudo relevante.

Aproveitando ao máximo os interesses

Sob os interesses, destaque as coisas que mostram as habilidades que você ganhou e os empregadores procuram. Descreva qualquer exemplo de posições de responsabilidade, trabalhando em equipe ou qualquer coisa que mostre que você pode usar sua própria iniciativa.

Inclua qualquer coisa que mostre a sua diversidade, interesse e habilidade. Não inclua interesses passivos, como assistir TV, passatempos solitários que podem ser percebidos como faltando nas habilidades das pessoas. Faça algo realmente interessante.

Aproveitando ao máximo a experiência

Utilize linguagem assertiva e positiva sob as seções de histórico de trabalho e experiência, como “desenvolvido”, “organizado” ou “alcançado”. Tente relacionar as habilidades que você aprendeu com a função de trabalho que você está aplicando. Por exemplo: “A experiência de trabalho envolveu trabalhar em uma equipe”, ou “Esta posição envolveu planejamento, organização e liderança como eu era responsável por uma equipe de pessoas”.

Realmente lembre-se das habilidades valiosas e da experiência que você ganhou em posições de trabalho passadas, não descarte nenhuma experiência.

Incluindo referências

As referências devem ser de alguém que o empregou no passado e pode atestar suas habilidades e experiência. Se você nunca trabalhou antes, inclui alguns de seus professores ou como árbitro para a sua jornada no mercado de trabalho. Tente incluir dois, se puder.

Mantenha seu currículo atualizado

Propaganda

É crucial rever seu currículo regularmente e adicionar novas habilidades ou experiências que estão faltando. Por exemplo, se você acabou de fazer algum voluntariado ou trabalhou em um novo projeto, certifique-se de que eles estão lá – os empregadores potenciais estão sempre impressionados com os candidatos que ajudam a aumentar suas próprias habilidades e experiência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *